Como estampar tecido com tinta


Olá! Tudo bem?

 Como faço roupas sob encomenda e até mesmo acessórios e itens para bebês como ninho redutor de berços,almofada de amamentação e etc, recebi uma encomenda para fazer uma capa carrinho de bebê e a cliente queria que a estampa fosse feita com um tecido de preferência que tivesse estampa de dinossauro. Porém não encontrei loja na cidade onde eu moro que tivesse essa estampa em tecido, sendo assim eu resolvi pesquisar sobre como estampar tecidos em casa e encontrei essa técnica que achei muito interessante e resolvi compartilhar aqui. 
 Que essa dica seja útil!



Comprei um potinho de tinta para tecido verde musgo (código 513) da marca Acrilex e paguei R$3,99. Encontrei essa tinta em uma papelaria, então creio que não seja tão difícil de encontra-la dependendo da localidade onde você mora. 
 Eu fiz a pintura no tricoline, pois é o tecido que uso com mais frequência nos meus trabalhos de costura. 

 Comecei fazendo uma pesquisa de imagens de dinossauro que eu poderia usar e encontrei algumas que me interessaram. Clique no link ao lado para ver uma seleção  de imagens que fiz e creio que sejam boas para esse tipo de técnica .(https://br.pinterest.com/alinefranciele1992/desenhos/  👈 Aproveite para me seguir no Pinterest, pois lá eu compartilho várias ideias criativas para a vida.  ). Eu coloquei uma folha em cima da tela do notebook e copiei os desenhos, mas caso você não possa fazer isso, tem a opção de imprimir a folha ou caso desenhe bem pode fazer desenhos se inspirando nas imagens. 
 Após copiar as imagens através da tela do notebook, eu recortei e copiei as mesma em um papel pardo, porém o mais aconselhado é usar um papel resistente, para a pintura ficar mais bonita e não correr o risco de manchar o desenho nas laterais. 



Após passar o desenho para o papel pardo, eu recortei a parte de dentro das imagens para que se tornassem moldes.
Feito isso eu posicionei o papel pardo em cima do tecido e na parte de baixo do tecido eu coloquei uma folha sulfite, para que não houvesse o risco da tinta manchar a superfície que eu estava usando para apoiar o tecido. Usando uma esponja de lavar louças (lado amarelo) eu apliquei a tinta no tecido dando "batidas" de leve para que a tinta ficasse uniforme. 
   


 Retirei o papel de cima do tecido após 10 minutos com muito cuidado e usei um pincel para corrigir algumas imperfeições que ficaram.
No final ficou assim . 
Admito que gostei do resultado e espero que minha cliente goste tanto quanto eu. 


Vou deixar secando e após 72 horas irei lavar (como indicado na embalagem). Aliás, na embalagem tem também algumas informações que acho legal compartilhar aqui:
-Solúvel em água,
-Indicado para tecidos sem goma (necessário lavar o tecido antes de pintá-lo),
-Não usar em tecidos sintéticos ,
-Não necessita fixação a ferro. 

É a primeira vez que utilizo deste tipo de tinta para fazer algum trabalho, mas minhas primeiras impressões foram: 
-seca rápido,
-ao meu ver tem boa consistência.

E quanto a essa técnica de modo de estampar, me agradou o resultado e pretendo fazer novos desenho e trabalhos usando essa técnica e com certeza irei compartilhar aqui. 




 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como fazer manteiga utilizando nata

Customização fácil de regata

Réguas para modelagem feitas com embalagem de cereal