Torta de limão com leite em pó

 Oi! Tudo bem?


  Ultimamente passei a me dedicar mais ao curso de costura e deixei um pouco de lado o blog, porém hoje vou compartilhar uma receita que fiz no improviso (pois não tinha os ingredientes necessários disponíveis). Amei o resultado e espero que seja útil!

Obs.: Eu usei 5 colheres de sopa de gordura vegetal, pois só tinha 1 colher de sopa de margarina, porém na maioria das receitas que conheço de torta de limão geralmente é usada a manteiga sem sal, porém caso não seja possível, há a possibilidade de usar manteiga com sal, margarina com ou sem sal ou até mesmo fazer a manteiga com nata (clique aqui para ver a receita de manteiga utilizando nata ---->https://ideiascriativasparaavida.blogspot.com/2019/09/como-fazer-manteiga-utilizando-nata.html  ).
 Não untei a forma que usei, pois pelo fato da massa ter bastante gordura, isso facilita na hora de desenformar, mas há a opção de usar papel mantei no fundo da forma para dar mais segurança na hora desenformar a torta.
 Não fiz a receita em forma  normal(com as medidas de : 28 x 18  cm por 4 cm de altura) , pois não tenho desmontável, porém para quem possuí forma específica para fazer tortas é o mais aconselhável.
Eu triturei a bolacha colocando em um recipiente e amassando a com uma garrafa de vinho, pois foi a forma mais conveniente para mim, mas para quem tem liquidificador ou triturador, o trabalho fica bem mais rápido.
Bati as claras usando um batedor, e é um trabalho um pouco cansativo para quem não tem prática, então recomendo que seja usada uma batedeira caso seja possível , e caso não seja possível nenhuma das opções acima, use grafo mesmo (como minha mão fazia para bater claras em neve na minha infância e como eu aprendi).

Dadas as explicações, vamos para a receita!

  -Ingredientes
Massa:
1 pacote de 200 g de bolacha de maisena,
5 colheres de sopa (cheia) de gordura vegetal e
1 colher de sopa de margarina com sal.

Recheio:
Suco de 3 limões ou 120 ml,
2 latas de leite condensado,
1 xícara de chá de leite em pó,

Cobertura
5 colheres de sopa de açúcar,
claras de 3 ovos,

   - Modo de Preparo:
 Liguei o forno em 200°c e comecei triturando a bolacha e adicionei a gordura vegetal e a margarina. (Recomendo que a margarina ou o que for utilizado para acrescentar na bolacha seja acrescentado aos poucos até que a bolacha fique com aspecto de "areia" molhada). Após isso coloquei na forma a mistura acima e após modelar formando uma camada no fundo e nas laterais (de 2 cm +/- na laterais), fiz furinhos na massa com garfo e  levei ao forno.
 Deixei a massa no forno por aproximadamente 10 minutos e neste tempo misturei o açúcar com as claras e bati até formar picos finos e deixei reservado.
Em um recipiente coloquei o caldo de limão e aos poucos fui adicionando o leite condensado, adicionei também o leite em pó e após misturar bem ambos ingredientes eu deixei reservado.
Após tirar a massa do forno eu deixei o mesmo ligado e cobri a massa com o creme de limão e em seguida cobri com as claras em neve e levei novamente ao forno. Deixei por 10 minutos e vi que ainda não havia dado o ponto, então fui deixando até as claras em neve ficaram levemente na cor caramelo. Desliguei o forno e deixei esfriar. O ideal é deixar esfriar para colocar na geladeira e deixar no minimo 1 hora para que fique firme.




Fiz essa receita com os ingredientes que tinha a disposição e com os utensílios que dispunha , pois acredito que quando temos criatividade e queremos algo de verdade, na maioria das vezes conseguimos fazer o que queremos . Eu ainda não tenho liquidificador ou batedeira, não tinha margarina no dia que fiz a receita, mas nem por isso desisti de fazer essa sobremesa, e creio que isso sirva para a vida.

Espero que a receita seja útil e que várias pessoas possam provar o gostinho delicioso desta Torta de Limão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como fazer manteiga utilizando nata

Customização fácil de regata

Réguas para modelagem feitas com embalagem de cereal